segunda-feira, 11 de janeiro de 2010
Ulisses,existiu?E Homero, existiu? E o Sol, existiu?E a Lua existe? E o mar existe?
Há muitos milhares anos,um poeta grego, Homero,contou-nos no seu livro Odisseia a historia de Ulisses que andava no mar, gostava do Sol,desejava a Lua.
Ulisses vivia numa ilha grega chamada Ítaca , muito feliz com sua mulher Penélope seu filho,Telémaco.
Ulisses era o rei dessa pequena ilha,mas não um rei de coroa e manto,muito solene.Tão depressa se divertia a amansar um cavalo,como ia à caça com os amigos, ou conversava com o povo.Todos o amavam.Para ele não havia terra no mundo igual a Ítaca.Ele dizia:«Ítaca é agreste mas criadora de moços vigorosos, e para mim não á terra que tanto me encante os olhos.»
Ele próprio era, na realidade, um moço vigoroso e valente, sempre desejoso de correr mundo,de viver as mais inesperadas aventuras.Quando estava junto da famíla
só pensava ir ao encontro do desconhecido;mas quando se via em plena aventura, só desejava voltar para casa, para junto dos seus, onde sabia haver serenidade e encanto.
Ora um dia aconteceu que París,príncipe troiano,raptou a lindíssima rainha grega Helena e a levou para Tróia. Isto fez com que troianos e gregos se envolvessem numa violenta guerra.Ulisses,como bom grego e valente, tinha de ir para a guerra também,tinha de ir cercar Tróia.
Mas ficou muito aborrecido com tal coisa,porque não gostava nada dessas confusões.
E lá foi. Nos seus barcos os gregos e embarcaram para Tróia pensando alegremente que iam ter uma vitória fácil e em breve regressariam ao lar.Mas quê? Seria esta uma luta que havia de durar dez anos.Dez anos sem os gregos verem a pátria, a família. A certa altura já ninguém sabia suportar a saudade, o esforço de manter um cerco tanto tempo. Aquilo não podia continuar assim!
Então Ulisses, que todos diziam ser o mais manhoso dos homens pensou,pensou e teve uma ideia: construir um enorme, um gigantesco cavalo de pau, assente num estrado com rodas para se poder deslocar, e dentro do bojo, ou seja, da barriga desse cavalo, Ulisses imaginou que iam todos embora dali e deixava às portas de tróia o munomental cavalo sozinho em ar de homenagem !
Depois de o construírem, assim fizeram, levantaram as suas tendas de dez anos , cavalos verdadeiros tudo,a pouco e pouco foram-se retirando e desapareceram.
Os troianos viram aqueles preparativos de partida com imensa surpersa , e não estavam a perceber como eles deixaram suas portas passados dez anos,e como sabiam que eles não eram cubardes ficaram desconfiados e atentos .
Passado muitos e muitos dias e os troianos convenceram-se que os gregos tinham partido e não voltavam mais .Abriram muito devagarinho as portas da muralha, e qual não foi o seu espanto quando viram ali mesmo, parado imponente, brilhando ao sol, um cavalo de pau!Dentro deste cavalo estava Ulisses e alguns dos seus companheiros, muito quietinhos ,junto de uma das patas traseiras do cavalo havia uma porta que se abria por dentro. Os troianos ficaram pasmados a olhar para o cavalo.
-Queima-se!-disseram uns.
E os gregos lá dentro, ao ouvir isto , ficaram apavorados.
-Destrói-se com os machados!-gritaram outros.E eles lá dentro...
Até que alguém se lembrou:-Não!É um cavalo muito bonito, vamos ofercê-lo aos nossos deuses em agradecimento pela vitória que nos concederam, pois não há dúvida que os gregos desistiram de nos vencer depois de tantos anos e nos oferceram este cavalo em ar de homenagem!
-Isso mesmo, isso mesmo!-gritaram todos.
E lá dentro do cavalo, Ulisses e os companheiros respiravam aliviados.
Eu não sei se vocês sabem que tantos os Gregos como os Troianos não adoravam um só Deus, adoram muitos deuses , e por isso dizemos que eles eram politeístas.
Então os troianos arrastaram o cavalo para dentro das muralhas da cidade e colocaram-no na praça principal.
Nessa mesma noite os festejos em honra dos deuses.
Comeram,beberam e passados três dias,estavam todos aí pelos cantos, cansados bêbados e sobre tudo sem defesa por causa da festa confiando na vitória.
E de repente já de madrugada Ulisses abriu a porta que estava na perna do cavalo e viu tróia toda a dormir nos cantos.
Olhou e não viu guarda nenhum por isso saltou para o chão e assim fizeram os seus companheiros que estavam no bojo do cavalo com ele.
Abriram as portas do castelo de tróia e entraram na cidade não viram tendas nem ninguém, destruíram a cidade inteira ,foi a maior destrição que tinha havido na história dos gregos.
Assim os gregos libertaram Helena a rainha da grécia e Ulisses ficou conhecido como o «destrúidor de tróia» que foi graças à sua astúcia que levou os gregos a derrotarem os troianos.
Os gregos voltaram para as suas terras e Ulisses para Ítaca onde deixara sua mulher Penélope e seu filho Telemáco tão pequenino,ele mais quarenta companheiros que eram destemidos navegadores e lá foram em direcção a Ítaca.
Subscrever:
Mensagens (Atom)