terça-feira, 23 de fevereiro de 2010
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Ulisses encontrou Tirésias, o Profeta que lhe disse as mesmas coisas que a mãe lhe dissera e também lhe contou que o seu povo de Ítaca estava arruinado.Ulisses agradeceu e continuou o seu caminho.
Em diante, viu um homem, de nome Tântalo, numa lagoa a transpirar imenso.Quando este se inclinava para beber água ela fujia-lhe dos lábios! Havia fruta fresca e outras coisas que Tântalo não conseguia agarrar.
Ulisses ofereceu-lhe um pouco de carne e perguntou-lhe o que fazia ali? Porque é que não bebia a água que o rodeava? Ele disse a Ulisses que foi muito cruel ao longo da vida.Sempre negou os pedidos de outros, como por exemplo, comida, bebida.
E explicou a Ulisses que agora era ele que pedia desesperadamente!
Ulisses despediu-se dele.
Em diante Ulisses encontrou Sísifo,que fora um rei desumano e que estava destinado a empurrar um rochedo pela encosta acima.
Quando Sísifo chegava ao cimo da encosta com rochedo nas mãos, ele descia mesteriosamente cá para baixo.Ele tentou muitas e muitas vezes, mas não via a hora de conseguir.
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
Ulisses á procura dos seus companheiros

Alguns dias depois avistaram nova ilha e a nela aportaram.Ulisses estava tão cansado e desiludido que se ficou pelo navio.
Os seus companheiros foram para a terra avistada.
Passaram um, dois, três dias, e Ulisses sem saber nada deles começou a ficar preocupado, depois viu chegar o seu marinheiro Euríloco, homem mais prudente dos seus companheiros, vinha pela encosta abaixo com ar de alarme.
Ulisses perguntou-lhe o que se passava, Euríoloco disse-lhe que quando foram ver como era a ilha passaram por animais muito selvagens e em vez de mostrarem bravura mostraram medo ,a seguir de eles os presseguirem pelo caminho todo , quando pararam viram um palácio e uma rainha,a feiticeira que os obrigou a comer um banquete e a seguir deu-lhes uma ginja que os transformou em porcos, a ele não, mas aos outros companheiros sim.
Ulisses revoltado, quis vingar-se dessa rainha e foi a correr para o palácio,mesmo ouvindo os sermões de Euríloco para não ir.
E lá foi. Quando estava a passar pela floresta que ia dar ao castelo,viu a sua deusa protectora, que se chamava Minerva e perguntou-he porque não protegeu os amigos. Ela disse que não conseguiu porque a Circe lhe tinha pregado uma partida.
Minerva deu-lhe uma erva que o livrava da má sorte e Ulisses correu para o palácio. Circe já estavsa à porta sorrindo à sua espera.
Subscrever:
Mensagens (Atom)